O método Montessori constitui-se não só num complexo pedagógico, mas numa filosofia de vida, baseando-se num sistema de valores essenciais à formação do homem.

A filosofia Montessoriana acredita que é mais fácil aprender utilizando todos os 6 sentidos e não somente os mais trabalhados como visão, audição e tato. A partir daí manuseamos o saber com materiais concretos, ampliando o aprendizado.

Dispomos de uma educação individualizada, onde a criança possa ser ouvida, recebendo os estímulos adequados à sua etapa do desenvolvimento.

Que seja respeitada nas suas capacidades e possa ter oportunidades de construir relações produtivas com o meio e com os outros, fortalecendo a sua auto-estima e a construção de sua identidade, Afinal, cada criança é um ser especial, com características únicas e, embora irmanada com todas as crianças de sua faixa etária, cada uma floresce do seu jeito particular.

Dentro deste sistema de ensino visamos a formação do indivíduo como um todo: corpo, emoção, mente, intelecto e espírito, tornando a criança, no futuro, um agente de mudanças, um adulto consciente, independente, participativo, integrado, amante da natureza e responsável pela sociedade.

“…é preciso educar as crianças para a paz, para podermos transformar o mundo.” – Maria Montessori